sexta-feira, 13 de junho de 2014

Circo e pão: A fórmula que dá certo!

Roma divertia o povo oferecendo circo e pão ao seu povo. Na arena digladiavam os condenados à morte ou eram jogados às feras os cristãos perseguidos. Na platéia o imperador aplaudia os que morriam e ria dos que se divertiam.
No Brasil da copa do mundo de futebol todos ganhamos pão e divertimento. Futebol e alegria. Sob a bandeira do patriotismo os brasileiros – até os mais santos pentecostais – vestem a camisa da seleção mostrando que também ganharam pão e circo.
Jogadores, técnico, comissão técnica, diretores e políticos jogam aos míseros lázaros os farelos de pão que os brasileiros ajuntam para se alimentar enquanto se divertem nababescamente. Enquanto as contas bancárias daqueles engordam a cada peça publicitária e engordarão ainda mais com a conquista da copa, o bolso do brasileiro se esvazia e cata as migalhas que o rico lança para os lázaros.
Acrescente-se ainda que o futebol brasileiro foi coberto pelas cores do sincretismo religioso africano. As cores dos orixás enfeitam a brazuca e a ornamentação dos espaços da FIFA. O técnico fez uma romaria para pedir ajuda à sua santinha do coração, e, se o Brasil ganhar, força maior ganhará Caravágio que receberá as glórias concedidas pelos milhões de lázaros crentes que se deleitam com divertimento e pão que o governo lhes oferece.
O Jeová dos crentes não receberá glória alguma, enquanto jogadores (alguns) e treinador se prostrarão diante de seus ídolos! Os políticos precisam da vitória da seleção, porque nela está também a sua vitória, afinal, jogaram pão pro povo e deram circo para os divertir. Pão, circo e religião fazem desta copa o engano que todos engolimos com prazer!
Com licença que o circo abriu e preciso pegar meu pedaço de pão!








Um comentário:

  1. Poxa pastor, ontem ainda comentei, "E não é que o pão e circo ainda dá certo?" Já q vi aos montes as pessoas mudando de opinião nas redes sociais e apoiando a Copa, "q vão protestar na urna", tá, sei.

    ResponderExcluir